EXERCÍCIO MELHORA A ASMA EM ADULTOS OBESOS
O treinamento físico ajuda a melhorar a vida diária de adultos obesos com asma, concluiu estudo publicado recentemente na Medicine and Science in Sports and Exercise.
O programa de três meses teve como alvo a perda de peso e exercício através de treinamento aeróbico e de resistência.
Os autores distribuíram aleatoriamente 55 adultos obesos com asma para participar de grupo intervenção com programa de perda de peso com exercícios, incluindo treinamento aeróbico, levantamento de peso, nutrição e terapias psicológicas (n=28) ou grupo placebo para participar de programa de perda de peso, exercícios de respiração e alongamento (n=27).
A atividade física diária, sintomas de asma, qualidade do sono e sintomas de ansiedade e depressão foram quantificados antes e após o tratamento.
Depois de duas sessões por semana durante três meses, as pessoas no grupo de treinamento de perda de peso e exercício aumentaram sua contagem de passos em mais de 3.000 passos por dia em comparação a 730 passos por dia no grupo que não recebeu treinamento físico.
Além disso, o grupo que realizou exercícios apresentou aproximadamente 15 dias do mês sem sintomas de asma comparado a 9 dias por mês para o grupo controle.
O grupo de exercícios também teve melhorias nos sintomas de depressão (76,4% vs 16,6%), qualidade do sono (6,6% ± 5,1% vs 1,3% ± 4,7%) e apneia obstrutiva do sono (56,5% vs 16,3%).
Os resultados sugerem que o treinamento físico em conjunto com programa de perda de peso melhora o desempenho da atividade física diária, a eficiência do sono e os sintomas de depressão e asma em adultos obesos com asma.
Referência
Freitas PD, Silva AG, Ferreira PG, DA Silva A, Salge JM, Carvalho-Pinto RM, Cukier A, Brito CM, Mancini MC, Carvalho CRF. Exercise Improves Physical Activity and Comorbidities in Obese Adults with Asthma. Med Sci Sports Exerc. 2018 Jul;50(7):1367-1376