Associação entre consumo de carboidrato e incidência de diabetes tipo 2

Associação entre consumo de carboidrato e incidência de diabetes tipo 2

A alimentação é um dos principais fatores de risco modificáveis para diabetes tipo 2 (DM2), devido ao seu efeito sobre os níveis de glicose pós-prandial, resistência à insulina e obesidade. Carboidratos são associados ao risco de DM2, no entanto, o efeito metabólico difere entre os diferentes tipos e fontes de carboidratos.

Um estudo secundário de uma coorte analisou associações entre a ingestão de seis tipos de carboidratos e treze alimentos ricos em carboidratos com incidência de diabetes tipo 2 em 26.662 indivíduos.

  • Durante 18 anos de acompanhamento foram detectados 4.046 casos de DM2.
  • Comparando o maior e o menor quintil de ingestão de carboidratos, os monossacarídeos e as frutas foram associados ao MENOR risco de DM2, enquanto os dissacarídeos e os doces foram associados ao MAIOR risco. É importante ressaltar que essas associações foram encontradas após ajuste para confundidores (estilo de vida, IMC e fatores dietéticos).
  • A associação das frutas e o menor risco de DM2 aparece mais forte em estudos com acompanhamento mais longo (>10 anos) e uma ingestão de 200 a 300g/dia, sem evidências de que ingestões mais altas tragam mais benefícios.
  • O efeito protetor das frutas está provavelmente relacionado a baixa densidade energética e alto conteúdo de fibras e polifenóis, que favorecem o controle glicêmico e auxiliam na manutenção do peso corporal.
  • Os chocolates tiveram associação positiva com DM2 em mulheres, apesar dos efeitos positivos já estabelecidos dos flavonoides do cacau. Esse paradoxo, no entanto, é explicado pelo baixo percentual de cacau, alta densidade energética e grande quantidade açúcar encontrado na maioria dos chocolates consumidos.

Esses resultados contribuem com o conhecimento para que futuras recomendações dietéticas na prevenção de diabetes não precisam excluir carboidratos, mas ter em mente o tipo e quantidade adequada para cada indivíduo.

Referência

Olsson K, Ramne S, González-Padilla E, Ericson U, Sonestedt E. Associations of carbohydrates and carbohydrate-rich foods with incidence of type 2 diabetes. Br J Nutr. 2020;1-11.

Na programação do Ganepão Online 2021:  

(PROGRAMAÇÃO REVERSA) Dietas da moda

Organizado em conjunto com Gabriela Delvaux Gersely

a Por que as dietas da moda ficaram tão famosas e muitas pessoas as seguem mesmo sem comprovação científica?

b. Low carb é indicada para diabéticos?

Deixe uma resposta

Por favor, aguarde.
Carregando...