Suco de limão e resposta glicêmica

Suco de limão e resposta glicêmica

A inibição de enzimas que hidrolisam o amido durante a digestão pode constituir oportunidade para retardar a liberação e, em última instância, a absorção de glicose derivada do amido. Abordagens dietéticas simples consistindo em unir alimentos ricos em amido com bebidas que têm a capacidade de inibir tais enzimas podem ser estratégia eficaz e facilmente implementável.

Nesse cenário e sabendo que alimentos ricos em amido podem constituir até 50% da ingestão de energia de grande parte da população, pesquisadores conduziram um estudo duplo-cego, aleatório, crossover . Este estudo, disponível na internet, mas ainda não publicado, teve como objetivo foi avaliar o impacto do chá preto e suco de limão na resposta glicêmica após o consumo de pão e na ingestão energética subsequente em adultos saudáveis.

Os indivíduos receberam porções iguais de pão (100 g) e 250 ml de água, chá preto ou suco de limão. As concentrações de glicose no sangue capilar foram monitoradas durante 180 minutos pelo método de picada no dedo. A ingestão de energia ad libitum (à vontade) foi avaliada 3h depois.

Os resultados demonstraram que o chá não exerceu efeito na resposta glicêmica. Já o suco de limão diminuiu de forma significativa (30%) o pico médio da concentração de glicose no sangue, além de atrasar esse pico em mais de 35 minutos. Para a ingestão energética, nenhum efeito foi observado pelas bebidas testadas.

Estudos realizados previamente in vitro mostraram que a diminuição do pH de uma refeição pode retardar a diminuição da absorção de amido por meio da inibição adiantada da α-amilase salivar, o que confirma os resultados desta pesquisa. Ainda, de acordo com os autores, o efeito do suco de limão foi semelhante ao que repetidamente observado com vinagre e outros alimentos ácidos, o que os levou a concluir que a inclusão de bebidas ou alimentos ácidos em refeições com amido parece ser estratégia simples e eficaz para reduzir seu impacto glicêmico.

Referência

Freitas D, Boué F, Benallaoua M, Airinei G, Benamouzig R, Le Feunteun S. Lemon juice, but not tea, reduces the glycemic response to bread in healthy volunteers: a randomized crossover trial [published online ahead of print]. Eur J Nutr. 2020.

Deixe uma resposta

Por favor, aguarde.
Carregando...