You are currently viewing Terapia Nutricional durante posição prona em pacientes com COVID

Terapia Nutricional durante posição prona em pacientes com COVID

Um estudo de revisão publicado no periódico Nutrition in Clinical Practice, da Sociedada Americana de Nutrição Parenteral e Enteral, descreve considerações e os desafios de fornecer terapia nutricional para pacientes críticos com covid-19 em ventilação mecânica na posição prona.

Abaixo trouxemos alguns pontos importantes levantados pelo estudo:

– O início precoce da terapia nutricional (nas primeiras 24-48 horas após a admissão) é um elemento crucial do manejo para esses pacientes clinicamente complexos.

– O posicionamento de bruços pode ser percebido como uma barreira para o fornecimento de nutrição precoce devido a preocupações com relação à viabilidade, segurança ou tolerância, por isso, deve-se considerar algumas estratégias para otimizar a tolerância e a ingestão alimentar na posição prona:

ModalidadeConsiderações / estratégias para otimizar a tolerância e ingestão
Dieta OralRefeições pequenas e frequentes;
Alimentos e bebidas com alto teor de proteínas e calorias;
Suplementos nutricionais orais;
Organizar os horários das refeições para coincidir com a posição supina.
Dieta EnteralInserir o tubo de alimentação enteral antes da pronação;
Desconecte temporariamente a alimentação do tubo durante a rotação para evitar o deslocamento do tubo;
Eleve a cabeceira da cama (Trendelenburg reverso) 10–25;
A infusão não precisa ser limitada à alimentação trófica enquanto em posição prona, do ponto de vista da tolerância.
Dieta ParenteralUse quando a alimentação enteral não for tolerada ou possível;
Considere a nutrição parenteral precoce para pacientes com alto risco nutricional ou desnutrição ou para pacientes que deverão ter uma longa permanência na unidade de terapia intensiva.

– Em pacientes com história de esvaziamento gástrico retardado, os agentes pro cinéticos e a colocação de tubo pós-pilórico podem ser úteis para reduzir o risco de aspiração, se não houver contraindicações.

– A COVID-19 apresenta um desafio único para o fornecimento de nutrição a esses pacientes em estado crítico, dada a infecciosidade significativa do vírus. No entanto, os médicos devem pesar os riscos e benefícios da falta de nutrição versus nutrição para esses pacientes.

Os autores finalizam que são necessários mais estudos para avaliar o impacto da terapia nutricional durante o posicionamento prona em resultados importantes, como mortalidade, infecção nosocomial, número de dias que requerem ventilação mecânica e tempo de internação hospitalar, mas que, no momento, a recomendação é seguir as diretrizes atuais das sociedades para o fornecimento de nutrição em doenças críticas.

Referência

Behrens S, Kozeniecki M, Knapp N, Martindale RG. Nutrition Support During Prone Positioning: An Old Technique Reawakened by COVID-19. Nutr Clin Pract. 2021;36(1):105-109. doi:10.1002/ncp.10592

Deixe um comentário

Por favor, aguarde.
Carregando...