Uso de probióticos pode aliviar a cólica em lactentes

Uso de probióticos pode aliviar a cólica em lactentes

A cólica infantil é um distúrbio gastrointestinal funcional que afeta até 25% dos lactentes nos primeiros 3 meses de vida, geralmente com pico de prevalência de 6 semanas de idade. Embora cólica infantil seja uma condição benigna e geralmente auto-limitada, pode ser fonte de grande sofrimento para a criança, os pais e família.

Em um estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, pesquisadores descobriram que o tratamento com Bifidobacterium animalis, subespécie lactis BB-12 por 28 dias está associado a uma maior taxa de baixo tempo médio diário de choro (≥ 50%) em comparação com o placebo.

Oitenta lactentes saudáveis – mas com sinais e sintomas de cólicas – com menos de sete semanas de vida e amamentados exclusivamente com leite materno foram aleatoriamente designados para receber placebo ou uma dose diária de 1 x 109 unidades formadoras de colônia de BB-12. A média de idade dos lactentes foi de pouco mais de um mês de vida e mais de 50% eram meninos.

A duração média diária dos episódios de choro foi consistentemente menor no grupo BB-12 a cada semana, e diminuiu de semana para semana. Na análise, 80% dos lactentes que receberam BB-12 apresentaram uma redução ≥ 50% na duração do choro após 28 dias, em comparação com 31,5% daqueles no grupo placebo (P < 0,0001). O número médio de episódios diários de choro foi menor no grupo BB-12 em cada semana de estudo e o tempo de sono dos lactentes em ambos os grupos aumentou desde o começo do estudo.

Além disso, os lactentes que receberam BB-12 apresentaram um aumento de biomarcadores anti-inflamatórios nas fezes, como a abundância de Bifidobacterium, bem como um aumento nos níveis de butirato, beta defensina-2 (HBD-2), catelicidina (LL-37) e IgA secretora, que estão associados a uma diminuição dos níveis do marcador inflamatório calprotectina. O achado sugere que essa cepa de probiótico tem uma ação imunomoduladora no intestino do lactente e seu efeito benéfico pode resultar de mecanismos imunes e não imunes que modulam a estrutura e a função da microbiota, explicaram os autores.

Referência

Nocerino R, De Filippis F, Cecere G, et al. The therapeutic efficacy of Bifidobacterium animalis subsp. lactis BB-12® in infant colic: A randomised, double blind, placebo-controlled trial. Aliment Pharmacol Ther. 2020; 51(1):110-120.

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Por favor, aguarde.
Carregando...