15 Novas Diretrizes Alimentares na Holanda

15 Novas Diretrizes Alimentares na Holanda 1

O comitê Holandês de Diretrizes Alimentares avaliou 29 revisões sistemáticas e meta-análises sobre alimentação na Holanda. O comitê também selecionou três fatores de risco, potencialmente, causais de doenças cardiovasculares ou diabetes: distúrbios de pressão arterial, colesterol e peso corporal. Os resultados foram categorizados como evidência forte ou fraca, efeitos inconsistentes, poucas provas ou efeito improvável para dados experimentais e observacionais separadamente. Em seguida, o comitê selecionou apenas os resultados com forte nível de evidência para criar as 15 novas diretrizes alimentares holandesas:

  1. Consuma, pelo menos, 200 g de vegetais e, pelo menos, 200 g de frutas diariamente
  2. Limite o consumo de carne vermelha, particularmente carne processada
  3. Consuma porções de produtos lácteos diariamente, incluindo leite ou iogurte
  4. Consuma legumes semanalmente
  5. Consuma, pelo menos, 15 g de frutas secas sem sal diariamente
  6. Consuma pelo menos 90 g de pão escuro, pão integral ou outros produtos de grãos integrais por dia. Substitua cereais refinados pelos produtos de grãos integrais.
  7. Substitua a manteiga, margarinas em tablete e banha para cozinhar por margarinas, gorduras na forma líquida e óleos vegetais
  8. Consuma uma porção de peixe semanalmente e dê preferência aos peixes gordos
  9. Beba 3 xícaras de chá por dia
  10. Substitua o café não filtrado por café filtrado
  11. Reduza o consumo de bebidas com açúcar
  12. Não consuma álcool ou não beba mais do que um taça por dia
  13. Limite a ingestão de sal a 6 g por dia
  14. Suplementos alimentares não são necessários, com exceção grupos específicos para os quais a suplementação é aplicável, por exemplo, grupos que necessitam de doses extras de vitamina D, ácido fólico e vitamina B12
  15. Siga padrão alimentar com maior consumo de alimentos de origem vegetal e menor de origem animal

Referência:
Kromhout D, Spaaij CJK, Goede J de and Weggemans RM for the Committee Dutch Dietary Guidelines 2015. The 2015 Dutch food-based dietary guidelines. European Journal of Clinical Nutrition. 2016: 70, 869–878.

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