Você está visualizando atualmente A influência da proteína whey na força muscular, controle glicêmico e tarefas funcionais em idosos com diabetes mellitus tipo 2 em um programa de exercícios resistidos

A influência da proteína whey na força muscular, controle glicêmico e tarefas funcionais em idosos com diabetes mellitus tipo 2 em um programa de exercícios resistidos

A diabetes tipo 2  é uma doença que afeta muitas pessoas em todo mundo, por diversos fatores como envelhecimento, falta de atividade física e dieta mal equilibrada. O envelhecimento natural pode causar enfraquecimento muscular e piorar o controle do açúcar no sangue em casos de consumo excessivo, especialmente em quem tem diabetes tipo 2. A pesquisa realizada é um estudo randomizado egamento triplo para garantir resultados imparciais onde examinou como a prática de atividades físicas com pesos e a suplementação de proteína de soro de leite (WP) podem ajudar pessoas idosas com diabetes tipo 2. Esperava-se que a suplementação melhorasse a força muscular, o controle do açúcar no sangue e a composição corporal dessas pessoas.

O estudo teve duração de 12 semanas e com o objetivo de encontrar maneiras mais eficazes de ajudar pessoas idosas com diabetes tipo 2 a manterem uma boa saúde. Ele envolveu cerca de 28 homens com diabetes tipo 2, que foram divididos em dois grupos: um recebeu proteína de soro de leite (WP) como suplemento, o outro recebeu suplemento de controle (Maltodextrina) e ambos os grupos fizeram exercícios físicos iguais durante o estudo. Foram realizadas análises laboratoriais e avaliações clínicas antes e após 12 semanas do estudo.  A pesquisa tinha o intuito de entender como a suplementação de proteína de soro de leite afeta a saúde de homens idosos com diabetes tipo 2 que fazem exercícios com pesos.

As sessões de treinamento ocorreram duas vezes por semana ao longo de 12 semanas e visavam grupos musculares importantes. Cada exercício consistiu em três séries de 8 a 12 repetições, a intensidade do treinamento foi ajustada durante cada sessão com base em uma escala de exercício de resistência. Todas as sessões foram supervisionadas por um profissional treinado.

As análises estatísticas foram realizadas usando o programa SPSS 24.0. Diversos testes foram utilizados para avaliar a normalidade dos dados e as associações entre variáveis. Para as variáveis que atenderam aos pressupostos, foram aplicados testes paramétricos, como a ANOVA de duas vias. O nível de significância adotado foi de 5%.O tamanho da amostra foi calculado com base em um estudo piloto e considerou 13 participantes em cada grupo para atingir um poder de teste de 80%.

O estudo avaliou o impacto do treinamento de resistência em participantes com diabetes tipo 2 em várias medidas, tarefas funcionais, controle glicêmico, composição corporal, força de preensão manual e incluindo força muscular em diferentes exercícios, assim como: leg press, panturrilha, chest press, leg curl, leg extensor, e abdominal, sendo visto que  houve uma diferença significativa ao longo do tempo, mas não houve diferença entre os grupos ou interação entre grupo e tempo. Além disso, não foram encontradas diferenças significativas nos testes funcionais realizados, incluindo Step Up/Over, Sit-to-Stand e Step/Quick Turn.

Os principais resultados mostram que o treinamento de resistência melhorou a força muscular nos participantes com diabetes tipo 2, diferente da suplementação que não apresentou melhora na força muscular, no entanto, ambos não tiveram impacto significativo no perfil glicêmico, na composição corporal ou tarefas funcionais. Porém, durante o treinamento ela foi considerada segura em relação à função renal.
O presente estudo informa que fatores como a cronicidade do diabetes, o uso de medicamentos e a presença de comorbidades podem influenciar os resultados do treinamento de resistência e da suplementação do whey protein. De acordo com informações do estudo, mais pesquisas são necessárias para entender completamente como otimizar os benefícios do treinamento e da suplementação  em pessoas com diabetes mellitus tipo 2.

REFERÊNCIAS:

Soares, A.L.d.S.; Machado-Lima, A.; Brech, G.C.; Greve, J.M.D.; dos Santos, J.R.; Inojossa, T.R.; Rogero, M.M.; Salles, J.E.N.; Santarem-Sobrinho, J.M.; Davis, C.L.; et al. The Influence of Whey Protein on Muscle Strength, Glycemic Control and Functional Tasks in Older Adults with Type 2 Diabetes Mellitus in a Resistance Exercise Program: Randomized and Triple Blind Clinical Trial. Int. J. Environ. Res. Public Health 2023, 20, 5891. https://doi.org/10.3390/ ijerph20105891 Academic Editors: Sarah N. Forrester and Noël Christopher Barengo Received: 24 February 2023 Revised: 24 April 2023 Accepted: 9 May 2023 Published: 20 May 2023

Deixe um comentário