Consumo de gorduras e saúde cardiovascular

Consumo de gorduras e saúde cardiovascular

No início desse ano o Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia reuniu os maiores especialistas do país para a elaboração de um Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular, um importante documento que ressalta a importância da nutrição no contexto da saúde cardiovascular e que atualiza a I Diretriz publicada pela sociedade, sobre esse tema, em 2013.

Organizado em 22 capítulos, o documento explica a classificação de lipídios, e apresenta recentes avanços sobre as ações dos diferentes tipos de gordura, desde a sua influência na microbiota intestinal, metabolismo lipídico hepático e tecido adiposo até os principais aspectos relacionados com o risco e o controle das doenças cardiovasculares.

Confira alguns highlights importantes da publicação:

  • É importante priorizar padrões alimentares saudáveis e não valorizar alimentos de forma individual;
  • Estratégias nutricionais para prevenção cardiovascular, devem ter como preceito a exclusão de gorduras trans, adequação do consumo de gorduras saturadas e, proporcionalmente, maior consumo de gorduras insaturadas;
  • Estudos epidemiológicos mostram que tanto o excesso do consumo de gorduras saturadas, como a insuficiência da ingestão de gorduras poli-insaturadas associam-se ao aumento de risco cardiovascular;
  • O efeito do consumo dos ácidos graxos depende do perfil alimentar em que se inserem;
  • O consumo de ácido alfalinolênico (ALA) como fonte de ômega-3 tem potencial efeito na redução de risco cardiovascular, portanto o consumo de fontes vegetais dessa gordura deve ser estimulado;
  • Uma dieta hiperlipídica, principalmente rica em gorduras saturadas, associa-se com com alteração da microbiota intestinal, redução da diversidade bacteriana, aumento da endotoxemia metabólica e da inflamação sistêmica;
  • É importante dar atenção aos rótulos, quanto ao teor de gordura trans de um alimento. É importante ensinar o paciente a identificar, através da lista de ingredientes, a presença deste tipo de gordura;
  • A substituição isocalórica de gorduras saturadas por gorduras insaturadas ou mesmo carboidratos complexos, tende a reduzir o risco cardiovascular.

Referência

Izar MCO, Lottenberg AM, Giraldez VZR, Santos Filho RDS, Machado RM, Bertolami A, et al. Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular – 2021. Arq Bras Cardiol. 2021; 116(1):160-212.

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