Você está visualizando atualmente Diferenças e benefícios em praticar atividade física aos finais de semana ou diariamente

Diferenças e benefícios em praticar atividade física aos finais de semana ou diariamente

Praticar atividade física é um ato extremamente importante que resulta em inúmeros benefícios à saúde, tendo em vista a prevenção de doenças e mortalidade. Recomenda-se pela Organização Mundial da Saúde e a American Heart Association que semanalmente seja realizado em torno de 2 horas e 30 minutos e pelo Reino Unido que sejam praticadas todos os dias ou de 4 a 5 dias por semana.

Foi realizado um estudo de coorte prospectivo, que teve um tempo de pesquisa de aproximadamente 4 anos de 2006 à 2010, com 502.629 inscritos, porém cerca de 9,2 milhões de indivíduos foram convidados. Dentro dos critérios de seleção foram recrutadas pessoas com idade entre 40 a 69 anos, raças e etnias, praticantes de atividade física e que possuíam doenças cardiovasculares e que residissem até 25 milhas (40,23 km/h) dos 22 centros de avaliação.

Para realizar a avaliação dos participantes foi feito um subestudo com cerca de 103.695 participantes, utilizando um acelerômetro (instrumento para medir aceleração ou identificar vibração) por uma semana, com o tempo de 1 hora no ciclo de 24 horas, avaliando um tempo de desgaste, tendo como exclusão indivíduos que não atingiram esse tempo.

O MVPA (moderate to vigorous physical activity) uma amostra validada no Reino Unido, sendo um método utilizado com base no aprendizado de máquinas para classificar uma grande quantidade de atividades assim como: caminhada, corrida, ciclismo estacionário, elíptico e entre outros, com a medição de atividade física moderada a vigorosa (AFMV) usando acelerômetro pelo pulso. Os níveis de classificação entre os participantes foram realizados por indivíduos ativos de fim de semana (igual ou acima do limite de AFMV) entre 1 a 2 dias, regularmente ativo (igual ou acima de MPVA) e inativo (abaixo limiar de AFMV).

As análises foram feitas com certa de 89.573 participantes, divididos em três grupos, onde 37.872 (42,2%) eram ativos, 21.473 (24,0%) regulares ativos e 30,228 (33,7%) inativos, que realizaram cerca de 150 minutos ou mais de atividade física moderada a vigorosa por semana. Resultou-se que indivíduos no grupo ativo obtiveram maiores substâncias por decorrência de MVPA em 2 dias mais ativos comparado aos 5 dias restantes, e os do grupo regularmente ativo apresentaram maiores consistências nas atividades físicas moderadas e vigorosas. Os exercícios realizados pelos dois grupos apresentaram menores riscos de doenças cardiovasculares como fibrilação atrial, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral.

De forma geral os resultados deste estudo tiveram primeiramente a visão sobre a prática de atividade física, que consequentemente reduziu o risco de doenças cardiovasculares, tendo em vista que indivíduos ativos ou regulares que praticam atividade em 1 a 2 dias na semana podem ter maior viabilidade devido a determinação de horários, gerando maior entrega durante o período de exercício comparado aos que realizam 5 dias da semana de forma pouco regular. Indica-se que novos estudos, com novas análises sejam realizados, para obter resultados mais fidedignos.

REFERÊNCIAS:

Khurshid S , Al-Alusi MA , Churchill TW , Guseh JS , Ellinor PT. Accelerometer-Derived “Weekend Warrior” Atividade Física e Incidente de Doença Cardiovascular. JAMA. 2023;330(3):247–252. doi:10.1001/jama.2023.10875

Deixe um comentário