Mindfulness como abordagem terapêutica em obesidade

Mindfulness como abordagem terapêutica em obesidade

Artigo publicado no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism aponta a eficácia clínica de estratégias de comportamento alimentar baseadas em mindfulness (atenção plena) como parte de sessões de grupo em serviço de tratamento de obesidade grau 3.

Os pesquisadores recrutaram 33 pacientes frequentadores de um serviço de tratamento de obesidade grau 3. Cada participante participou de 4 sessões em grupo, onde estratégias de comportamento alimentar baseadas em mindfulness foram ensinadas. A diferença de peso também foi avaliada, retrospectivamente, em um grupo controle de 33 pacientes que não compareceram às sessões do grupo, mas receberam atendimento multidisciplinar padrão.

Houve melhoras estatisticamente significativas no comportamento alimentar auto-relatado e redução no peso corporal aos 6 meses após a conclusão das sessões do grupo mindfulness em relação ao grupo controle, associada a melhora da autoestima e confiança no autogerenciamento do peso corporal.

“A aplicação de estratégias de comportamento alimentar baseadas em mindfulness resultou em melhora significativa no comportamento alimentar e facilitou a perda de peso ao longo de 6 meses. Esta estratégia tem potencial para ser mais usada em população obesa mais ampla”, concluem os autores.

Referências

Hanson P, Shuttlewood E, Halder L, et al. Application of Mindfulness in a Tier 3 Obesity Service Improves Eating Behavior and Facilitates Successful Weight Loss. J Clin Endocrinol Metab. 2019; 104(3):793-800.

Deixe uma resposta

Fechar Menu