You are currently viewing Uso de probióticos pode prevenir pneumonia relacionada à ventilação mecânica em pacientes críticos.

Uso de probióticos pode prevenir pneumonia relacionada à ventilação mecânica em pacientes críticos.


A pneumonia associada à ventilação (PAV) é uma infecção caracterizada pelo início após 48 horas da aplicação da ventilação mecânica e está entre as infecções mais comuns em pacientes hospitalizados. De consequências consideráveis, incluindo alta morbidade e mortalidade, tempo de internação na UTI prolongado e maior tempo de ventilação mecânica, a PAV é um sério problema na unidade de terapia intensiva.

Estudos vem apontando que probióticos podem ser considerados como uma opção para a prevenção da PAV por meio da minimização da colonização por espécies virulentas ou da modulação da defesa imunológica do hospedeiro, mas as conclusões dos ensaios clínicos randomizados ainda são inconsistentes.

Nesse cenário, a revista da European Respiratory Society publicou uma revisão sistemática com metanálise que teve como objetivo de esclarecer o efeito e a limitação dos probióticos na prevenção de pneumonia associada à ventilação em pacientes críticos. Veja a seguir os principais resultados encontrados:

  • A revisão incluiu 15 estudos envolvendo 2.039 pacientes;
  • A análise combinada sugere redução significativa de pneumonia associada a ventilação no grupo probiótico em comparação com o grupo placebo (RR, 0,68;IC 95%, 0,60 a 0,77; p <0,00001);
  • Não houve diferenças significativas na duração da ventilação mecânica ou tempo de permanência na UTI em um modelo de efeitos aleatórios.
  • Não foram encontradas diferenças significativas na mortalidade total, mortalidade geral, mortalidade em 28 dias ou mortalidade em 90 dias no modelo de efeitos fixos.

Os autores concluem que os probióticos desempenham um papel positivo na prevenção de PAV sem afetar a duração da ventilação mecânica, o tempo de permanência na UTI ou a mortalidade, e afirmam que ensaios multicêntricos bem planejados também são necessários para estabelecer a eficácia dos probióticos na prevenção da pneumonia.

Referência

Zhao J, Li LQ, Chen CY, Zhang GS, Cui W, Tian BP. Do probiotics help prevent ventilator-associated pneumonia in critically ill patients? A systematic review with meta-analysis. ERJ Open Res. 2021;7(1):00302-2020. Published 2021 Jan 25. doi:10.1183/23120541.00302-2020

Deixe uma resposta

Por favor, aguarde.
Carregando...