Atividade física durante o isolamento

Atividade física durante o isolamento

Perante as preocupações com a crescente disseminação do COVID-19, é importante seguir  as orientações para prevenção do contágio do vírus e o isolamento social é a principal delas. Entretanto, estadias prolongadas em casa podem dificultar atividade física  e contribuir para sedentarismo, ansiedade e depressão.  Publicação recente do Journal of Sport and Health Science ressalta que manter uma rotina segura de exercícios no ambiente doméstico pode ser estratégia importante para manter um estilo de vida saudável durante a crise do coronavírus.

De acordo com o estudo, algumas atividades seguras  podem ser realizadas no ambiente doméstico. Elas incluem exercícios de fortalecimento, atividades de equilíbrio, exercícios de alongamento ou uma combinação deles, como por exemplo caminhar pela casa, levantar e carregar mantimentos, alternar as pernas no alto, subir e descer escadas, sentar e levantar de uma cadeira ou do chão, agachamentos, abdominais e flexões. Exercícios de Tai Chi Chuan e Yoga podem ser tambem considerados, pois não necessitam de  equipamento, demandam pouco espaço e podem ser praticados a qualquer momento. Além disso, o uso de aplicativos e vídeos de exercícios, que se concentram no incentivo e  ensino de atividade física através da Internet, tecnologias móveis e televisão, são outros caminhos viáveis para manter a função física e a saúde mental durante esse período.

Medidas oficiais que restringem os movimentos das pessoas na presença da crise do coronavírus não significam necessariamente que a atividade física deva ser limitada ou que todas as formas de exercício devam ser totalmente eliminadas. Sempre que possível, é importante praticar aproximadamente 30 minutos de atividade física moderada todos os dias e / ou 20 minutos de atividade física vigorosa a cada dois dias. No entanto, vale a pena ressaltar que crianças, idosos e pessoas que já apresentaram sintomas de doenças ou são suscetíveis a doenças cardiovasculares ou pulmonares crônicas devem procurar aconselhamento de profissionais de saúde sobre quando é seguro se exercitar e quais os melhores exercícios para cada condição.

Referência

Chen P, Mao L, Nassis GP, Harmer P, Ainsworth BE, Li F. Wuhan coronavirus (2019-nCoV): The need to maintain regular physical activity while taking precautions. J Sport Health Sci. 2020 Mar; 9(2):103-104.

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Por favor, aguarde.
Carregando...