You are currently viewing Efeito do Ginseng nos sintomas de menopausa após cirurgia ginecológica de câncer

Efeito do Ginseng nos sintomas de menopausa após cirurgia ginecológica de câncer

O ginseng vermelho coreano (Panax ginseng) tem sido amplamente utilizado como um medicamento alternativo para aliviar os sintomas da menopausa. No entanto, ainda faltam estudos clínicos que mostrem os efeitos do fitoterápico nos sintomas da menopausa após cirurgia ginecológica de câncer.

O “Journal of Alternative and Complementary Medicine” publicou um estudo clínico duplo-cego, randomizado e controlado por placebo que avaliou os efeitos do Ginseng vermelho coreano (Panax ginseng) nos sintomas da menopausa após cirurgia ginecológica de câncer. 

Foram incluídas no estudo 55 mulheres na pré-menopausa com diagnóstico de câncer ginecológico, que, durante 12 semanas, receberam 3g por dia de suplemento de Ginseng (grupo Ginseng n=29) ou placebo (grupo controle, n=26). 

No início do estudo e após as 12 semanas de acompanhamento, foram avaliadas medidas físicas das participantes (altura, peso e pressão arterial), exames bioquímicos de perfil lipídico e hormonal e mudanças nos sintomas da menopausa com base na Escala de Avaliação da Menopausa (EAM).

Após 12 semanas, o escore EAM foi significativamente reduzido no grupo Ginseng e no grupo placebo (p =0,001 e p =0,001, respectivamente), mas não houve diferenças significativas entre os dois grupos (p  =0,661). Nenhum evento adverso foi observado em nenhum dos grupos. Após comparar 11 sintomas de da Escala de Avaliação da Menopausa entre os dois grupos, o grupo Ginseng apresentou melhora na subescala de queixas sexuais quando comparado ao grupo placebo ( p  <0,05).

Esses resultados levaram os autores a concluir que o Ginseng não mostrou alívio absoluto dos sintomas da menopausa cirúrgica nas mulheres estudadas. No entanto, o estudo demonstrou que o fitoterápico pode ser eficaz na redução de queixas sexuais. Os autores afirmam ainda que mais estudos são necessários para avaliar os efeitos em longo prazo do Ginseng em uma população maior de pacientes.

Referência

Chung YS, Lee IO, Lee JY, et al. Effects of Korean Red Ginseng (Panax ginseng C.A. Meyer) on Menopausal Symptoms in Premenopausal Women After Gynecologic Cancer Surgery: A Double-Blind, Randomized Controlled Trial. J Altern Complement Med. 2021;27(1):66-72.

Efeito do Ginseng nos sintomas de menopausa após cirurgia ginecológica de câncer 1

Agora com uma pós-graduação em Fitoterapia você já pode prescrever fitoterápicos!

Sim, nas últimas semanas saiu uma nova resolução do CFN (RE CFN 680/2021) regulamentando as normas sobre a prescrição de fitoterápicos.

Veja como o curso de especialização em Nutrição e Fitoterapia do Ganep Educação, pode ajudar você.

Clique e inscreva-se.

Deixe um comentário

Por favor, aguarde.
Carregando...