Eficácia Clínica e Custo-Eficiência da Terapia Nutricional Precoce Via Parenteral vs Enteral

Eficácia Clínica e Custo-Eficiência da Terapia Nutricional Precoce Via Parenteral vs Enteral 1

O estudo CALORIES controlado, aleatório, pragmático, aberto, multicêntrico, de grupos paralelos e com avaliação econômica integrada de 2400 pacientes críticos. Teve como objetivo avaliar o efeito da terapia nutricional parenteral (TNP) e enteral (TNE) sobre a mortalidade em 30 dias e a relação custo-eficiência das duas modalidades de TN em um ano.

Os autores ofertaram por 5 dias o suporte nutricional precoce via parenteral (n = 1200) e enteral  (n = 1200). Ao final do estudo, não houve diferença significativa entre as duas modalidades de TN em relação à mortalidade em 30 dias. Em média, os custos foram maiores para TNP, o que, combinado com a sobrevivência e qualidade de vida semelhantes, resultou em custo-eficiência negativo em um ano.

Em 30 dias, morreram 393 dos 1188 (33,1%) pacientes que receberam TNP precoce e 409 de 1195 (34,2%) atribuídos à TNE.  A proporção de pacientes no grupo TNP que apresentaram episódios de hipoglicemia (p = 0,006) e de vômitos (p <0,001) foi significativamente menor que a do grupo TNE. Não houve diferenças significativas em relação a complicações infecciosas e não infecciosas.

A terapia nutricional compreende combinação complexa de tempo, dose, duração, entrega e tipo, todos os quais podem afetar os resultados clínicos e os custos. Ainda são conflitantes as evidências em relação à provisão ótima para pacientes críticos. O estudo sofre por ser aberto e tomar a decisão dar TNP ou TNE a priori, isto é independentemente de condição digestiva do paciente.

Referência: Harvey SE, Parrott F, Harrison DA, Sadique MZ, Grieve RD, Canter RR, et al. A multicentre, randomised controlled trial comparing the clinical effectiveness and cost-effectiveness of early nutritional support via the parenteral versus the enteral route in critically ill patients (CALORIES). Health Technol Assess. 2016;20:1-144.

Deixe uma resposta

Fechar Menu