Exercício, Dieta e Microbiota Intestinal

Exercício, Dieta e Microbiota Intestinal

EXERCÍCIO ALTERA A COMPOSIÇÃO MICROBIANA INTESTINAL INDEPENDENTE DA DIETA

O exercício está associado à mudança da composição microbiana intestinal, mas não sabemos se a microbiota intestinal e os metabolitos associados podem ser modulados por treinamento físico em humanos.

Estudo americano explorou o impacto de seis semanas de exercícios de resistência sobre a composição, capacidade funcional e produção metabólica da microbiota intestinal em adultos magros e obesos, com controle da ingestão alimentar em vários dias, antes da coleta de variáveis de resultados.

Participaram do estudo 32 indivíduos, sendo 18 magros (9 do sexo feminino) e 14 obesos (11 mulheres). Os participantes foram submetidos a seis semanas de treinamento supervisionado de exercício de resistência (3 dias / semana), com progressão de 30 a 60 minutos / dia e de intensidade moderada (60% da reserva de frequência cardíaca (HRR)) a vigorosa (75% HRR). Posteriormente, os participantes retornaram à atividade sedentária, de estilo de vida, por um período de washout de seis semanas. Amostras de fezes foram coletadas antes e após seis semanas de exercício, bem como após o período de washout e houve controle da ingestão de alimentos 3 dias antes de cada coleta.

A análise da diversidade da microbiota intestinal revelou que as alterações induzidas pelo exercício foram dependentes da obesidade. O exercício aumentou concentrações fecais de ácidos graxos de cadeia curta em participantes magros, mas não obesos. O exercício induziu mudanças na produção metabólica da microbiota acompanhadas por modificações em genes bacterianos e produção de ácidos graxos de cadeia curta. Por fim, as mudanças na microbiota induzidas pelo exercício foram revertidas após a interrupção do treinamento físico.

Conclusão: O treinamento físico induz mudanças de composição e função na microbiota intestinal humana que dependem do estado da obesidade, e da manutenção do exercício, independentemente da dieta.

Referência

Allen JMMailing LJNiemiro GMMoore RCook MDWhite BAHolscher HDWoods JA.Exercise Alters Gut Microbiota Composition and  in Lean and Obese Humans.Med Sci Sports Exerc. 2017.

Deixe uma resposta

Fechar Menu